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Tropa de Elite 2 usa estratégia digital para evitar pirataria

21 de janeiro de 2010

Juro que estou com vergonha de postar. Planos para atualizações constantes!

Produtora Zazen lança blog oficial e prevê ações de product placement para o longa

Os fãs do filme Tropa de Elite estão em polvorosa. Foi anunciado hoje o início das filmagens do longa dirigido por José Padilha e estrelado por Wagner Moura que será exibido no dia 13 de agosto deste ano. Desta vez, o filme está se protegendo contra a pirataria com ações de Marketing depois de ter o lançamento do primeiro Tropa de Elite adiantado, o que diminuiu quase pela metade o público presente nas salas de cinema.

Produzido de forma independente pela Zazen Produções, Tropa de Elite 2 conta com um blog que traz os bastidores das gravações, curiosidades sobre o elenco, informações sobre a produção e também ajuda a trazer o público para perto da trama sem contar a história. A ideia surgiu depois que a primeira filmagem gerou diversas comunidades e blogs na internet e, por conta disso, a Zazem resolveu, por meio do blog www.tropa2.com.br, ativar este público novamente e cativar os fãs do Capitão Nascimento.

Antes da primeira filmagem de Tropa de Elite, poucas empresas anunciantes atentaram para o sucesso do filme e achavam que vincular sua marca com a violência não era um bom negócio. Se a primeira produção teve notoriedade nacional antes mesmo de chegar às telas de cinema, a segunda parte do filme de Padilha já nasce diferente em diversos aspectos. Com patrocínio premium da Claro e Master da AmBev e CSN, Tropa de Elite 2 terá ações digitais com o público e inserções de produtos destas marcas no desenrolar da trama, o famoso product placement.

O conceito de estratégia…
Apesar da pirataria ter “ajudado” na divulgação de Tropa de Elite, o público de cerca de 2,5 milhões de expectadores no cinema foi quase metade do esperado. Em pesquisa encomendada pela produtora Zazen, na época em que o filme foi pirateado, cerca de 11 milhões de pessoas o assistiram antes do seu lançamento. Desta amostra, 60% afirmaram que veriam novamente o longa na telona. “A pirataria teria ajudado caso o lançamento do filme fosse duas semanas depois do boom que o Tropa (de Elite) teve. A cada dia que passava a gente perdia público e, por isso, fizemos um lançamento atípico: primeiro em São Paulo e Rio de Janeiro e uma semana depois nas outras capitais do Brasil”, explica James D’arcy, diretor de comercialização da Zazen Produções.

Os expectadores de Tropa de Elite 2 serão impactados pelas empresas patrocinadoras via celular e internet. O blog de Tropa de Elite 2 não terá exposição de marcas, mas está aberto a parcerias. Tanto é que esta foi a estratégia montada para que não agrida e que os internautas sejam impactados por marcas patrocinadoras ou as que prestam serviços de produção.

Um exemplo da negociação foi na adaptação de carros comuns para viaturas policiais. Como as patrulhas não podem ser alugadas, foi preciso envelopar veículos e no blog este trabalho será apresentado aos internautas. “A equipe que fará este trabalho será filmada em ação e a marca da empresa será exposta. É uma forma subliminar de mostrar quem está nos ajudando até porque nosso foco é fazer filme e não mostrar marcas”, diz D’arcy em entrevista ao Mundo do Marketing.

Marcas X violência
Desde que Tropa de Elite foi lançado, a Claro esteve como patrocinadora principal do longa-metragem. Isto fez com que a operadora ganhasse maior exposição na continuação do projeto. O patrocínio ao Tropa de Elite 2 consiste em ações de Marketing fora do filme, no site da Claro voltado para seus clientes, assim como a Brahma e CSN. Além disso, no desenrolar da trama, os expectadores serão impactados pela exposição de marcas Claro e Brahma nas cenas.

No primeiro filme este tipo de ação aconteceu. “Qual empresa que gostaria de associar a sua marca à violência?”, indaga o diretor de comercialização da Zazen Produções. De acordo com D’arcy, ainda existe esta ideia mesmo com o sucesso de “Tropa 1”. “Muitos executivos adoram, acham que o filme é o máximo, mas ainda há uma resistência”, aponta.

Mas por que será que a Claro não teve esta percepção, já que atinge um grande número de pessoas? Segundo D’arcy, a operadora tem um departamento de Marketing mais arrojado e seu objetivo é atingir o maior número de pessoas possível através de conteúdo. Aos interessados em colocar a marca em Tropa de Elite 2, a Zazem ainda está negociando as ações de Marketing e busca outros patrocinadores para o longa. “Não é fácil esta negociação até porque tem empresas que não gostariam de estar em cenas junto aos bandidos, por exemplo”, conta.

Preço acessível contra pirataria
No Tropa de Elite 1, por erro do fornecedor, não houve uma inserção de product placement. “Quando recebemos o material que seria exposto na cena, o rótulo do produto ao invés de mostrar apenas a marca, mostrava uma promoção feita em parceria com outro filme. Seria uma oportunidade de ouro para a empresa”, diz D’arcy.

O planejamento da Zazen prevê o lançamento do DVD e Blue Ray de Tropa de Elite 2 no fim de 2010. A novidade será no preço do produto que, segundo D’arcy, poderá concorrer com as cópias piratas. “Vamos atingir o menor preço possível, já que a distribuição será feita pela produtora, o que gera menos uma taxa no preço final e oferece uma qualidade melhor do produto ”, completa o executivo.

Fonte: Mundo do Marketing

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