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Lembra da aula de redação na escola?

11 de agosto de 2009

“Ou escreves algo que valha a pena ler, ou fazes algo acerca do qual valha a pena escrever.” Benjamim Franklin

Article marketing é um tipo de divulgação através da qual profissionais escrevem artigos relacionados a sua indústria de atuação. Estes artigos ficam disponíveis no mercado para distribuição e publicação. Cada artigo contém uma bio e referências de contato sobre o autor e seu negócio. Artigos bem escritos podem ser excelentes ferramentas de divulgação e aumentar substancialmente a credibilidade do autor e do negócio, pois constituem em produção intelectual e relevante.

Com o desenvolvimento do Web Marketing, os artigos naturalmente ganharam espaço na web. O Online Article Marketing tem provado sua eficácia em diversas iniciativas de web marketing, principalmente quando falamos de SEO. Além de incluir inúmeras palavras chave de valor, a distribuição de artigos aumentará o número de backlinks. Quando os textos são distribuídos via RSS, a exposição é ainda maior e o número de backlinks aumenta exponencialmente. Os artigos podem ser enviados em formato de newsletter, disponibilizados na homepage da empresa ou incluídos em diretórios específicos.

A distribuição gratuita de artigos, no entanto, levou a uma grande quantidade de conteúdo duplicado pela web. Outra questão é que, se escritos de forma indiscriminada, os artigos têm sua qualidade comprometida.

Portanto, vamos ver agora os fundamentos que irão auxiliá-los na criação de artigos eficientes.

1. Brainstorm

Talvez seja esse o único momento que dependa somente de você. Pense em um tópico com o qual você se familiarize e reflita como você pode adicionar valor para a sua audiência falando sobre o tema escolhido.

2. Pesquisa de palavras-chave

Use o Google Search Keyword Tool. Digite na caixa de texto da ferramenta a principal palavra ou expressão que representa o tema escolhido.

Observe a sugestão de palavras relacionadas e as acrescente no corpo do seu artigo. Isso tornará a sua produção muito mais “encontrável” pelos mecanismos de busca.

3. Título do Artigo

As palavras que compõem o título do seu artigo podem ter 3 diferentes tipos de apelo: Intelectual, Empático ou Espiritual. O apelo intelectual é mais efetivo quando seu artigo trata de produtos ou serviços que exigem raciocínio ou avaliação criteriosa. Um apelo empático é ideal para provocar reações emotivas positivas nas pessoas. Um apelo espiritual é ainda mais profundo e desencadeia inúmeras reações nas pessoas. A definição do apelo a ser utilizado determina um índice conhecido por EMV (Emotional Marketing Value). Não existe um apelo mais ou menos adequado; cada situação e tipo de negócio exigem uma ou outra adequação. Veja uma ferramenta gratuita que analisa títulos; muito bacana, para palavras no idioma inglês.

4. Início

Seu título já foi bem desenvolvido e atraiu muitos leitores. Cuidado para não fazer da sua introdução um “parágrafo de saída”. Faça um suspense daquilo que vem pela frente, provocando a curiosidade do leitor.

5. Meio

É nesse momento que você vai abordar o tema principal com “sustância”. Aborde o problema central, prove com argumentos precisos, sejam dados do mercado, sejam números, cases (de forma abreviada) e ofereça uma lista de sugestões e soluções, ou ainda orientações. Usar tópicos é uma boa, sinaliza organização e praticidade.

Nesse momento, se faltar conteúdo, lembre-se: “O Google é meu buscador, e nada me faltará”. Ninguém nasceu sabendo tudo sobre tudo, e no mínimo você vai ler muito e aprender mais ainda. Lembre-se somente de verificar a fonte das informações para não sair distribuindo hoax por aí.

6. Fim

Feche o seu artigo com uma chamada. Pode ser uma incitação a um contato, um redirecionamento para saber mais, com uma continuação bacana em algum lugar.

Que tal arriscar hoje mesmo?

That’s all folks!

Fonte:
Marcela Daniotti – iMasters

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