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Web Marketing é uma coisa FOFA

7 de julho de 2009

Pessoal, olá!



Estava redigindo o meu artigo da semana e nele falo um pouco sobre a Análise SWOT, ou como é chamada aqui no Brasil, Matriz FOFA. Se você achou o nome engraçado, nem imagina como os profissionais de marketing na Argentina chamam. Ou se imaginam, estão rindo. Olhe aqui. Só podiam ser os hermanos.



Brincadeiras a parte, vamos aos fatos.



Bom gente, a Matriz FOFA não é só um quadrado dividido em quatro com alguns tópicos em cada uma das divisões. Através da análise destes dados, é possível tirar uma série de conclusões e traçar estratégias bem batutas, que podem ser inclusive utilizadas para traçar diretrizes relacionadas a planos de webmarketing.



Vamos a um esboço de Matriz FOFA.





Pequeno glossário curto e grosso:


FORÇAS: Coisas que a empresa faz bem



FRAQUEZAS: Coisas que a empresa não faz bem



OPORTUNIDADES: Condições do ambiente externo que favorecem as forças



AMEAÇAS: Condições no ambiente externo que não favorecem as forças ou enfatizam as fraquezas.



AMBIENTE EXTERNO: Todos os elementos que, atuando fora de uma organização, são relevantes para suas operações; incluem variáveis econômicas, demográficas, tecnológicas, político-legais e socioculturais.



AMBIENTE INTERNO: Elementos controláveis pela organização que impactam sua capacidade de obter lucros, negativa ou positivamente. Envolve clientes, concorrentes, distribuidores, fornecedores, etc.



Agora veja só o que dá pra fazer de legal com a Matriz FOFA. Cruzando as informações, é possível traçar algumas estratégias de ação. Vamos lá:





Estratégias de Capitalização

Forças x Oportunidades – Área de domínio da empresa

Use seus pontos fortes para aproveitar as suas oportunidades. Ações incluem o desenvolvimento:

  • De negócios;
  • De produtos;
  • Financeiro;
  • De capacidades;
  • De estabilidade;
  • De diversificação.

Estratégias de Crescimento

Fraquezas x Oportunidades – Área de aproveitamento potencial

Modifique seus pontos fracos para aproveitar oportunidades. Busque por:

  • Inovação;
  • Internacionalização;
  • Parcerias;
  • Expansão.

Estratégias de Manutenção

Forças x AmeaçasÁrea de risco enfrentável

Use seus pontos fortes para evitar ameaças. Foque em:

  • Estabilidade;
  • Nichos;
  • Especialização.

Estratégias de Sobrevivência

Fraquezas x Ameaças – Área de risco acentuada

Minimize os pontos fracos e evite as ameaças. Opte por:

  • Redução de custos;
  • Desinvestimento;
  • Liquidação do negócio.



Lembre-se do Mantra:

Toda Força é uma Fraqueza em potencial…

…Toda Fraqueza é uma Força em potencial…

…Toda Oportunidade é uma Ameaça em potencial…

…Toda Ameaça é uma Oportunidade em potencial…

Falei demais! Chega! Por hoje é só!

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One Comment leave one →
  1. Will Estevam permalink
    8 de julho de 2009 2:03 PM

    Show de bola tua explicação. Simples e objetiva. Faço Adm. mkt e publicidade e estudamos isso. Agopra… a abreviação de los hermanos é triste, haha.

    Abraços e parabéns!

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