Skip to content

Widgets: Sofisticação para o e-Marketing

1 de julho de 2009

Você tem um plano para Widgets? Muito tem sido discutido acerca dos diferentes tipos de widgets, gadgets e botões, mas o quão importante são eles para sua estratégia de marketing online?

Widgets são variações de ferramentas disponíveis em um website ou desktop de um usuário. Destinam-se tanto para oferecer alguma funcionalidade específica, como uma calculadora, como para disponibilizar informações em tempo real, a exemplo das pequenas caixinhas com notícias sobre o tempo.

Geralmente posicionados nas barras laterais do navegador ou desktop, os widgets são relativamente simples de implementar (algumas linhas de Java Script).

Vamos ver os principais tipos de widgets disponíveis atualmente:

#Web Widgets

Os web widgets têm sido utilizados há tempos para Programas de Afiliados. Como exemplo, você pode conferir os famosos botões da Amazon aqui Mais exemplos de web widgets, procure por qualquer um dos caras abaixo. Tem muita coisa legal.

#Google Gadgets

O Google possui um API que torna simples a criação e compartilhamento de gadgets. Veja exemplos aqui.

#Gadgets de Desktop

Estes tipos de widgets estão rodando por aí há tempos. Quem tem Windows Vista sabe do que estamos falando. Quem não tem veja aqui.

#Widgets de Redes Sociais

Esse tipo de widget está em todo lugar. Aqui mesmo no iMasters, no topo de cada matéria, é possível enviar o texto para o Digg, Twitter e Del.icio.us. Além de oferecer atalhos para visitantes, são úteis para ranquear os artigos em nível de popularidade. O mais legal desses widgets é o encorajamento gerado para criar inbound links, ótimo para incrementar as atividades de SEO.

#Aplicações do Facebook

Este é um caso a parte. O Facebook permite que os desenvolvedores criem pequenas aplicações interativas que os usuários podem adicionar ao seu perfil. Observe que entre as aplicações top, a grande parte não está relacionada a alguma marca, mas entre as top 10 temos duas ou três que representam alguma bandeira.

#Widgets para aparelhos móveis

Os tipos de widgets citados acima são facilmente adaptáveis para celulares. Entretanto, investir neste segmento requer consciência de que estamos falando em impactar nichos, como executivos que possuem blackberry.

Como os widgets integram a estratégia de marketing online?

Os widgets combinam algumas técnicas de web marketing:

  • PR Onine e Marketing Viral
  • Branding
  • Geração de Leads através de Programa de Afiliados

Ao encorajar seus parceiros a utilizar seus widgets, você empreende na evangelização de seu público sobre sua marca e interage com os usuários mesmo quando não estão no seu site. Os principais benefícios são:

  • Aumento do alcance, pois atinge uma audiência dispersa, que não está no seu site;
  • Oferece experiência rich media ao usuário, com alto nível de engajamento;
  • Direcionador de tráfego pra seu website, dando suporte ao SEO;
  • Mash-ups para profunda integração;
  • Baixo custo;
  • Suporte ao SEO.

Entretanto, leve em consideração que pensar em widgets significa pensar em uma parte de seu plano de web marketing. Investir somente no desenvolvimento destas pequenas aplicações não trará nenhum resultado significativo, seja qual for seu objetivo.

That’s all folks!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: