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Níveis de Qualificação: Maturidade para o marketing digital

27 de maio de 2009

Conforme meu último arquivo, Maturidade para o marketing digital, prometi disponibilizar na seqüência os níveis de qualificação para os pilares principais do novo modelo de maturidade sugerido. Hoje veremos os níveis dos três primeiros pilares, e na próxima semana colocarei o restante e o link para enviar suas respostas, recebendo de volta o resultado da avaliação.

Cada pilar tem quatro níveis de qualificação. Vamos fazer um exercício? Verifiquem em qual dos quatro níveis para cada pilar sua empresa se encontra.

1. Estratégia de Mensuração

01. Não temos estratégia de mensuração. A companhia não acredita que uma estratégia de mensuração seja necessária.

02. Reconhecemos o valor de uma estratégia unificada, mas não sabemos como criar uma. / Ainda estamos traçando o escopo de uma estratégia.

03. Temos uma estratégia, mas não está alinhada entre os diversos segmentos da empresa. / As estratégias existentes não estão alinhadas com os objetivos gerais da empresa.

04. Temos uma estratégia unificada e adotada por toda a empresa. / A estratégia está totalmente alinhada com a visão da empresa. Todas as atividades de marketing digital baseiam-se nos objetivos da empresa.

2. Recursos existentes e expertise

Recursos Analíticos existentes

01. Ninguém na empresa sabe como utilizar e/ou configurar uma ferramenta de mensuração. Precisamos de assistência externa.

02. A companhia tem um administrador que investe de 10% a 20% de seu tempo na ferramenta de mensuração. Este administrador:

  • Não conhece muito bem a ferramenta e comete erros com freqüência;
  • Usa massivamente o suporte técnico do fabricante;
  • Precisa de instruções passo a passo para a maioria das tarefas.

03. A companhia tem um ou mais administradores que investem de 50% a 75% do tempo na ferramenta de mensuração. Estes administradores:

  • Têm um bom conhecimento da ferramenta, não cometem erros freqüentes;
  • Utilizam o suporte técnico da ferramenta com freqüência;
  • Não conseguem oferecer soluções criativas e contornar algumas situações.

4. A companhia tem um ou mais administradores que investem mais de 75% do tempo na ferramenta de mensuração. Estes administradores;

  • Conhecem muito bem a ferramenta, não cometem erros freqüentes;
  • Oferecem soluções criativas e conseguem contornar boa parte das situações.

Expertise

01. Ninguém na empresa é dedicado às atividades de web analytics. É necessária assistência externa para análise e interpretação dos dados.

02. Um funcionário dedica de 50% a 90% do seu tempo com as atividades de Web Analytics, podendo eventualmente lidar com questões técnicas de administração. Os recursos são escassos e as requisições levam tempo para serem atendidas. Para projetos especiais, é necessário recorrer à assistência externa.

03. Pelo menos uma pessoa – que não o administrador técnico – é dedicada à análise web. Esta pessoa consegue entregar os relatórios e requisições ad hoc de forma rápida. Em grandes organizações, esta pessoa trabalha na área de Business Intelligence ou Web Analytics.

04. Um time de funcionários – que não os analistas – trabalha com marketing digital. Este time:

  • Trabalha com outros tipos de dados;
  • Oferece recursos proativos para o restante da organização;
  • Possui nível executivo.

3. Integração e Visualização dos Dados

Integração dos Dados

01. Os data sources não são integrados. / Não há capacidade técnica para integrar os data sources online. / Compreensão limitada ou inexistente das oportunidades de integração.

02. Estamos cientes da importância da integração dos dados. / Capacidade limitada ou inexistente de conceber ou configurar a integração dos dados / Eventualmente, fazemos integração dos dados com ferramentas limitadas, como o Excel, por exemplo.

03. Conhecemos os data sources disponíveis e sabemos como eles podem ser integrados e suas relações com outras fontes de dados. / Somos adeptos do planejamento e execução de integrações básicas, utilizando várias ferramentas de armazenamento de dados, acesso e mensuração.

04. A integração dos dados está alinhada com a estratégia de mensuração e objetivos empresariais. / Nosso staff sabe como integrar múltiplos data sources online e offline. / Dados provenientes das integrações oferecem visões críticas para entender a integração do visitante com a marca.

Visualização dos Dados

01. A interface da ferramenta e os relatórios padrão são os principais métodos de entrega dos dados. / Não customizamos os dashboards ou relatórios, utilizamos as visualizações padrão.

02. Considerações mínimas são feitas acerca da visualização e entrega dos dados; a interface da ferramenta e os relatórios padrão são os principais métodos de entrega. / Uso limitado dos dashboards e relatórios configurados no sistema da ferramenta. / Poucos ou nenhum relatório programado ou enviado por email.

03. Os requisitos para os relatórios são baseados em KPIs definidos por stakeholders. / Os dados são adicionados manualmente em um formato consistente de relatório, como Word ou PowerPoint. / A interface da ferramenta é um complemento aos outros métodos de entrega. / Utilizamos dashboards e relatórios customizados. / Os relatórios geralmente são programados e enviados por email.

04. Um trabalho específico relativo à visualização e entrega de dados tem sido feito. / Os KPIs e dados detalhados provenientes de múltiplas fontes são automaticamente integrados no Excel ou em aplicações web personalizadas, e entregues como um Scorecard interativo para os principais interessados. A interface da ferramenta é um complemento aos outros métodos de entrega, que são utilizados apenas pelos analistas. / Utilizamos massivamente dashboards e relatórios customizados. / Temos processos formais para programar e enviar relatórios por email.

Se você chegou até aqui (sim, eu sei. É bastante coisa!), provavelmente esbarrou em alguns itens que despertaram algumas surpresas e fizeram a cabeça borbulhar de idéias.

Na semana que vem: os últimos três pilares!

Até lá!

Fonte:

Marcela Daniotti – iMasters

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