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Aumentando o ROI e alavancando vendas com Landing Pages

25 de abril de 2009
Somente a título informativo, já que não é mais assunto novo, uma breve definição: Landing page é a página onde as pessoas “caem” quando clicam em um anúncio online, resultado de busca, link de e-mail ou URL em meio offline.

Em uma landing page, você pode esperar algumas coisas do usuário, dentre elas:

  • Que ele leia alguma informação;
  • Que ele compre algo que você esteja vendendo;
  • Que ele forneça as informações de contato;
  • Todas as alternativas acima!

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Marketing Sherpa, cada vez mais as landing pages são implementadas nas iniciativas de web marketing. Entretanto, verifica-se que alguns profissionais ainda deixam de fora de suas ações web a prática das landing pages. Como pode?

Não vamos nos aprofundar no mérito da discussão “use landing pages”; vale ressaltar somente que se levarmos em consideração o ROI de suas ações web, você terá muito mais resultado ao direcionar suas iniciativas para uma landing page ao invés de utilizar a homepage de sua empresa; nem todas as pessoas perderão tempo navegando por todas as suas páginas atrás daquilo que motivou o clique em um e-mail, por exemplo. Para alavancar vendas, adote as landing pages.

Contudo, além de usá-las, é importante pensar em otimização. Vamos ver como landing pages podem aumentar sua conversão e adquirir leads qualificados.

Landing pages aprimoradas alavancam qualquer campanha e otimizam seu custo de conversão, que pode ser calculado da seguinte forma:

Custo por clique x taxa de conversão = custo por conversão

Pensando além: Melhores Práticas

Cada tipo de negócio exige um approach diferente; não existe milagre e nem regra. É aconselhável que cada empresa desenvolva o seu próprio documento de melhores práticas. No entanto, alguns pontos devem ser comuns a todas as estratégias para otimizar landing pages:

  • Cabeçalho claro, que comunique diretamente o seu objetivo principal;
  • Uma imagem condizente com o que você está comunicando;
  • Navegação mínima: a landing page não é uma homepage; procure usar conteúdo
  • Caso haja formulários, não exagere no número de campos;
  • Botões persuasivos: botões foram concebidos para serem clicados
  • Fácil de carregar: nem todo mundo tem a mesma banda larga que você.

Momento da auto-avaliação

Pergunte-se:

  • Caso haja formulários, existem mais de 8 campos? Esses campos são de preenchimento relevante para alguém que provavelmente está na fase inicial do ciclo de compra?
  • As imagens e outros elementos gráficos estão em boa qualidade (resolução)?
  • Os elementos críticos da sua landing page (imagens, formulários, botões) estão acima da dobra da página?
  • Existe um telefone para contato em sua landing page?

Outro ponto importante é manter a identidade entre a peça de sua campanha web e a landing page. O usuário deve sentir que existe uma continuidade entre o que motivou o clique e a landing page. Para isto, use os mesmos elementos gráficos, o mesmo estilo de redação e a mesma essência de conteúdo.

As melhores landing pages respondem a 3 perguntas em menos de 5 segundos:

  1. O que está sendo oferecido?
  2. Por que eu devo ler esta página?
  3. Como eu devo proceder nesta página?

Toda a preocupação acima será em vão se você não medir sua iniciativa. Nesse caso, um bom software de web analytics fará a mensuração da sua conversão.

Facilite a entrada em sua landing page e dificulte a saída dela!

Fonte:

Marcela Daniotti – iMasters

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